Tuesday, May 22, 2007

Uma frase, um contributo...

Cá fica uma frase dada a conhecer pelo Carlos, que surpreende a cada dia que passa nestas coisas das teatrices! :))

“...el arte es una vía de conocimiento definida. El artista, al crear, aprende muchas cosas que antes no sabia. Pero un arte que no revele misterio, que no conduzca a la esfera de lo Desconocido, no produce nuevos conocimientos, es una parodia del arte"
P.D., Ouspensky

Ou tentando traduzir:

“...a arte é uma via de conhecimento definida. O artista, ao criar, aprende muitas coisas novas que antes desconhecia. Mas uma arte que não revele mistério, que não conduza à esfera do Desconhecido, não produz novos conhecimentos, é uma brincadeira da arte"

(Espero que a tradução esteja bem... Depois dás uma ajudinha, Carlos, ok?? :))

É essa a beleza das aulas de teatro (e eventualmente da arte "Teatro" em si, digo eu na minha perspectiva leiga...), é o descobrirmos coisas que desconheciamos em nós e nos outros, e que gostamos(!!). É o caminhar em direcção ao desconhecido, com aquele receio que o desconhecido geralmente desperta em nós, para depois chegarmos "lá" e descobrirmos que, não só o caminho, mas também o destino nos deixam fascinados. Fascinados com o que conseguimos fazer, com o que os outros conseguem fazer, com a descoberta que fazemos de "nós" e do grupo com quem interagimos, os "outros". É no mínimo enriquecedor!

Boas teatrices! :)

3 comments:

Carlos said...

Olá!

A tradução foi bem feita. Nada a comentar


... até quinta. :)

Luís Gonçalves said...

O teatro é um sonho que queremos viver, a descoberta da nossa essência e a consciencialização das nossas potencialidades enquanto seres humanos.

Mas o melhor de tudo é conseguirmos através da transcendência da representação conhecer o mundo que nos rodeia utilizando a imaginação e criatividade.

Unknown said...

:x!!!

Fantástico, Luis! É mesmo isso!!!