Thursday, April 19, 2007

Conceitos de Teatro - Sistema Stanilavski

Estava eu perante algumas dificuldades na construção de personagens, muito por falta de imaginação e criatividade (!!!!!), e resolvi ir à internet, ver se encontrava alguma coisa que ajude!

E encontrei! Pois descobri que viveu um senhor no séc. XIX/XX, o senhor Constantin Stanislavski, que implementou algumas metodologias de Teatro, e que ainda hoje são em parte usadas!

Resolvi experimentar, e resultou!!! :)

Seguem então as minhas preferidas!

Antes da Actuação
Interiorizar a personagem!
Perguntar o que se faria se se fosse aquela personagem!
Amar o papel a desempenhar!
Perceber os objectivos gerias da personagem no contexto global da peça!

Esta estratégia acaba por levar a que cada actor faça uma análise de si mesmo à medida que vai conhecendo melhor a personagem.

A acção física
O actor pode exercer controlo tanto sobre a emoção, como sobre o corpo! Métodos para o fazer é que não encontrei...

O Sistema Stanislavski propriamente dito!
Relaxamento: eliminar toda a tensão indesejada (fisica e vocal)
Concentração e observação: o círculo de atenção! É um circulo imaginário, onde só 'cabe' o actor, ou eventualmente outra pessoa ou uma peça do cenario. Depois de conseguir estabelecer este forte circulo pequeno, trabalhar um circulo maior, que pode abranger todo o palco, mas não a assistencia. Ajuda muito à concentração! (Já experimentei, e ajuda mesmo!!)

Importância das particularidades: dar ênfase aos detalhes. Viver o sentimento! Expressar as emoções com detalhes: uma mulher nervosa torce um lenço, uma criança assustada esboça um esgar, enfim... Perguntas que podem ajudar: qual o sentimento? qual a temperatura? qual a iluminação? o que aconteceu antes? o que deve acontecer logo a seguir?
Verdade interior: "se eu fosse um passaro..." A ideia é representar o mundo interior da personagem, a sua forma de pensar, os seus pensamentos, as suas emoções...

Acção no palco
Tudo no palco deve ter um objectivo!
Para criar esse mundo 'temporário', algumas perguntas podem ajudar.
"O quê": uma acção (por exemplo beber um copo de água)
"Porquê": porque estava sedento! Muito sedento!!
"Como": o personagem bebe sofregamente o copo de água, como se a sua vida dependesse disso!!
Estes três elementos estão directamente ligados a um objectivo maior que o objectivo do momento: o objectivo global da peça!

E por aqui fico! Estas são apenas algumas dicas que ajudam a criar esquemas mentais de concentração e construção de momentos. Alguns já pus em prática e ajudaram bastante!

Há mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Stanislavski

Boas teatrices! ;)

No comments: