Wednesday, October 29, 2008

"Rock'n Roll"

Deixo aqui algumas notas sobre a peça "Rock'n Roll", que vi em 18/4/2008 (sim, eu sei, já foi há algum tempo :), mas são notinhas que quero mesmo relembrar!).

Foi uma peça que adorei, achei brilhantes os desempenhos dos actores, como o Paulo Pires, a grande Beatriz Batarda, o grande Rui Mendes, foram absolutamente fantásticos!

Aqui fica uma pequena sinopse:

Em Rock ‘n’ Roll, peça estreada em Junho de 2006 no Royal Court Theatre em Londres, os anos de 1968 a 1990, do movimento estudantil à queda do Muro de Berlim, são apresentados de uma dupla perspectiva: a partir de Praga, onde uma banda de rock ‘n’ roll se torna um símbolo de resistência ao regime socialista, e a partir de Cambridge, onde o amor e a morte marcam a vida de três gerações da família de um filósofo marxista.

O que deixo aqui são notas sobretudo interessantes para mim, e que me fascinaram pela beleza com que os actores desempenharam os seus papéis, mostrando que o Teatro é mesmo uma arte!! :))

Tratam-se de dicas ou pequenos 'truques' que se aplicam em teatro, para dar realismo à cena e não deixar que o espectador se aperceba que é teatro, mas se envolva na historia como se ela fosse real...

Aqui ficam!

Cenário: Momentos de silêncio quando estão a falar connosco

Dicas:

  • Mostrar interesse contextualizado na conversa - de acordo com a personagem, fixar o interlocutor, ou nao olhar, ou mostrar enfado, ou alegria, conforme o assunto em questão
  • Tudo conta! O gesto, a expressão corporal, a expressão facial, o tom de voz. Tudo enquadrado na personagem e no contexto da cena.

Ideia: Mudança de cena

Com 'truques' audiovisuais (imagens, musica, tudo contextualizado com a peça)

Cenário: diálogo aceso

Dicas:

  • Tocar a pessoa, agarrá-la no ombro, virar-lhe as costas, enquanto falamos, e dentro do contexto da personagem/cena pegar e objectos e gesticular com eles

Cenário: Sair de cena

Dicas:

  • Não desmanchar logo a personagem. Não ter pressa em sair da personagem (exemplo: Paulo Pires continua a bater as teclas da máquina de escrever enquanto o palco gira e ele sai de cena. Mesmo quando deixamos de o ver, continuamos a ouvir o bater das teclas.

Dicas a não esquecer!! :)

No comments: