Tuesday, May 29, 2007

"O principezinho"

Ah! E não se esqueçam d' "O principezinho"!!

Esta semana o nosso trabalhinho de casa consiste em (re)ler o livro "O principezinho", de Antoine de Saint-Exupery, e pensar numa das muitas personagens do livro que gostariamos de interpretar.
Eu ainda não escolhi a minha... Mas tá quase!!! :))

Boas teatrices!! :)

O aluno-professor!

Nas aulas que estão a decorrer, um dos exercicios é orientado por um dos alunos.

A semana passada foi a vez da Catarina, que com um pacote de lenços, nos levou a criar objectos imaginarios e a criar um cenário à volta destes.

Esta semana é a vez do Carlos!!! Como será o proximo exercicio?? Mmmmm....

Entretanto, o Carlos deixou uns posts com algumas ideias, que aqui divulgo. São optimos para tirar ideias!!

O link é este: http://es.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061011121418AAoWWRp

E alguns exemplos são estes:

Jogo do Espelho: Um em frente do outro, o executante é imitado nos seus movimentos.

Amor à Distancia: Dois participantes. Separados a uma distancia começa um deles a expressar com as mãos caricias, o outro deverá perceber/sentir no seu corpo ditas caricias.

A sombra: Dois participantes. Um segue ao outro como se fosse a sua sombra, realizando todos os movimentos que o executante realiza.

O Espelho Sonoro: Aos pares, frente a frente, o executante realiza movimentos ou ações e o espelho (o outro) reproduz sons que lhe provocam esses movimentos.

Obrigada, Carlos!! :)

E boas teatrices para todos(as)!!!! :)

Curso de Expressão Teatral- Já iniciaram as inscrições


CURSO DE INICIAÇÃO À EXPRESSÃO TEATRAL
- OFICINA DA PESSOA -
Vem aí mais um curso, orientado pela Célia!
Sugiro a quem nunca experimentou que o faça! Tenho a certeza que não se arrependem!
Boas teatrices!! ;)

O Curso de Iniciação à Expressão Teatral da Oficina da Pessoa destina-se a quem quer ampliar os seus horizontes e deseja facilitar a expressão de suas ideias e sentimentos estimulando a sua criatividade, sentimentos e imaginação.

É uma actividade de carácter lúdico possibilitando o desenvolvimento das capacidades artísticas, a estimulação da desinibição, a facilidade de falar para públicos e a estimulação da autoconfiança.

Através de jogos teatrais, criação de cenas e improvisações, procurar-se-á o desenvolvimento harmonioso das capacidades expressivas e comunicativas.

Tudo o que é necessário para participar é a vontade de se divertir e experimentar a alegria de interagir com os outros, em jogos e exercícios divertidos e descontraídos que encorajam a criatividade e expressão.

Orientação: Célia Celas
Realizou Formação em Expressão Dramática e Artes Integradas na Fundação Calouste Gulbenkian.

Início:
6ªf dia 1 de Junho

Hórário:
6ª Feiras, das 20h ás 21.30h

Local:
OFICINA DA PESSOA
Av. 5 de Outubro N. 122 3º Drt
Lisboa

Mensalidade:
25 Euros

Inscrição:
15 Euros

Inscrições:
91 702 23 84 / 217957393

Tuesday, May 22, 2007

Uma frase, um contributo...

Cá fica uma frase dada a conhecer pelo Carlos, que surpreende a cada dia que passa nestas coisas das teatrices! :))

“...el arte es una vía de conocimiento definida. El artista, al crear, aprende muchas cosas que antes no sabia. Pero un arte que no revele misterio, que no conduzca a la esfera de lo Desconocido, no produce nuevos conocimientos, es una parodia del arte"
P.D., Ouspensky

Ou tentando traduzir:

“...a arte é uma via de conhecimento definida. O artista, ao criar, aprende muitas coisas novas que antes desconhecia. Mas uma arte que não revele mistério, que não conduza à esfera do Desconhecido, não produz novos conhecimentos, é uma brincadeira da arte"

(Espero que a tradução esteja bem... Depois dás uma ajudinha, Carlos, ok?? :))

É essa a beleza das aulas de teatro (e eventualmente da arte "Teatro" em si, digo eu na minha perspectiva leiga...), é o descobrirmos coisas que desconheciamos em nós e nos outros, e que gostamos(!!). É o caminhar em direcção ao desconhecido, com aquele receio que o desconhecido geralmente desperta em nós, para depois chegarmos "lá" e descobrirmos que, não só o caminho, mas também o destino nos deixam fascinados. Fascinados com o que conseguimos fazer, com o que os outros conseguem fazer, com a descoberta que fazemos de "nós" e do grupo com quem interagimos, os "outros". É no mínimo enriquecedor!

Boas teatrices! :)

Monday, May 14, 2007

Vem aí mais um "Brincar ao faz de conta..."

Depois do sucesso do primeiro workshop, pois decidiu a Célia repetir a experiência!

Aqui fica a divulgação.

Ah! E divirtam-se... ;)

WORKSHOP PARA ADULTOS " Brincar ao Faz de Conta…"

Uma das nossa primeiras descobertas em crianças é " vamos fazer de conta que …" enquanto adultos deixamos muitas vezes adormecer esta espontânea capacidade de brincar, de relaxar, de nos descobrirmos e divertirmos de forma criativa e inocente.

Neste workshop vamos fazer sair o que está dentro de cada um de nós, propõe-se que os participantes experimentem, vivenciem, imaginem, façam, inventem, organizem e realizem através de jogos de desinibição, de imitação, mímica e dramatizações.

Relacionando-se em grupo, aprendendo a descobrir-se, a perder a timidez ou a desafiá-la um pouco, a relaxar na apresentação de trabalhos em público ou em exposições, a entrar em contacto com a sua capacidade de se divertir e de ser quem se é.

No Workshop " Brincar ao Faz de Conta…" vão ser realizados vários exercícios e actividades que de modo lúdico, harmonioso e natural propiciam:

o desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação
a desinibição e a auto-confiança
a concentração e o relaxamento
a alegria
o desenvolvimento afectivo com o conhecimento da própria sensibilidade e a dos outros
o desenvolver das capacidades criativa e artísticas

Vamos trabalhar com:

Formas e atitudes corporais.
Brincar com a voz.
Descoberta e exploração dos espaços.
Jogos de imaginação e de confiança.
Exercícios de expressão verbal e gestual.
Jogos de relação, comunicação com o outro e improvisação.

Tudo o que é necessário para participar é a vontade de se divertir e experimentar a alegria de interagir com os outros, em jogos divertidos e descontraídos que encorajam a criatividade e a expressão.

Local: Oficina da Pessoa
Av. 5 de Outubro, 122 - 3º Dto.
LISBOA

Data: Sábado, 19 de Maio das 15.30 às 18.30
Inscrições abertas para: 91 702 23 84 ou 217957393
Valor do Workshop: 25 Euros


Boas teatrices! :)

O que é o Teatro?

"Teatro" tanto define um local físico como a arte propriamente dita.

E quanto à arte?

Então, toda a reflexão que tenha o drama como objeto pode chamar-se de Teatro. Mas não só! Para o ser, precisa ter uma base tripla, com três apoios:
- quem vê (o público)
- o que se vê (a encenação)
- o imaginado (o que se transmite)

A arte "Teatro" é aquela em que um ou mais actores interpretam uma historia ou encenam actividades, com o objectivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos em quem assiste.

"O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço." (citado)

Cada actor é "um", ao mesmo tempo que cada conjunto de actores em cena também se tornam "um". É para mim o melhor Teatro-arte aquele em que todos na peça se tornam "um", em que tudo está em harmonia, em que o actor e o espectador se perdem completamente na história, perdem o sentido da realidade "cá de fora", e naquele momento passam a ter como realidade apenas a realidade em palco...

Friday, May 11, 2007

"Teatrices" no mundo! :)

O blog tem uma novidade:

Fomos adicionados à lista de Links do MSNGroup "Grupo de Teatro da SMUP", gerido por um amigo que também partilha o interesse por Teatrices! :)

Passem por lá!

Boas teatrices! :)

Tuesday, May 8, 2007

A criatividade e o Homem...


“O homem não experimenta nada e não usufrui de nada sem ser ao mesmo tempo criativo. Tal é a qualidade mais íntima da natureza humana”.

Goethe

Wednesday, May 2, 2007

Olhem...

...o que encontrei num dos meus passeios cibernéticos, e que achei muito interessante!

"A representação e a construção de personagens traduzem-se numa experiência real de situações de vida que, realizadas de um modo seguro e em ambiente experimental, proporcionam as mais variadas descobertas, quer ao nível dos comportamentos pessoais, quer no que diz respeito às dinâmicas dos grupos e da própria sociedade.

O acto de construir personagens pode desenvolver a capacidade para entender o Outro, de articular e gerir acordos e conflitos, de ler e interpretar mensagens verbais e não-verbais; em suma, pode proporcionar uma experiência ímpar no âmbito das relações interpessoais."


Concordo plenamente! :)

Boas teatrices! :)

Construção de personagens

Na continuação da minha busca por teorias teatrais, encontrei um texto que fornece dicas para a construção de personagens.

Aqui ficam algumas:

- Os 'herois' da historia devem ser fortes, mas imperfeitos, nem bons nem maus, para que pareçam reais.
- Para construir a personagem, dar um passado, uma familia, uma infancia com momentos marcantes.
- Criar fichas de personagens, com data de nascimento, naturalidade, nomes dos familiares e amigos proximos, escolas frequentadas, datas marcantes, primeiro namorado, etc etc. É com base no passado do personagem que mais facilmente conseguimos 'encarná-lo' e 'tornarmo-nos nele'!

Quem esteve na ultima aula experimentou um pouco isto. Criámos um personagem de raíz, com uma historia, com caracteristicas proprias, no fundo, criámos uma existencia que encarnamos mais facilmente quando a conhecemos com um minimo de detalhe.

Acaba por tornar-se mais fácil do que se tivermos de pensar de repente num personagem qualquer, vindo do nada, sem qualquer estrutura de base. Assim, com meia duzia de dicas, conseguimos criar 'uma vida', nem que seja em poucos minutos, com uma linha de orientação, que nos permita perceber o que queremos transmitir ao vivê-la!

Pelo menos comigo resulta um bocadinho ;)

Boas teatrices! :)